quarta-feira, 3 de novembro de 2010


Afoxé abriu o Carnaval 2010 em Joinville
O Carnaval de Joinville foi aberto com defumação e pétalas de rosa. O Afoxé, que desfilou pela primeira vez na cidade em 2009, teve a honra de abrir o carnaval 2010 como o primeiro bloco da fila. O bloco faz parte de uma entidade social que presta serviços voluntários com jovens na Casa da Vó Joaquina. Lá, eles têm aulas de percussão, dança, costura e outras atividades artísticas. Todos os detalhes do Carnaval são produzidos dentro do grupo e é mãe Jacila quem cuida da produção das fantasias.

O samba-enredo do Afoxé em 2010 foi uma homenagem a Cafu Milodé, falecido em agosto de 2009 e responsável por trazer o Afoxé para o Sul. A ala de apresentação estava vestida de amarelo, bege e dourado, enquanto as outras alas foram formadas por todos os integrantes vestidos de branco. Afoxé significa candomblé de rua e é um cortejo formado no Carnaval do País inteiro. Os foliões são vinculados a terreiros de candomblé e seus hábitos e cantigas os distinguem dos outros blocos, promovendo uma apresentação bem diferente.

Os integrantes do Afoxé em Joinville são pessoas da comunidade e das casas de candomblé. Eles participaram do Carnaval em Florianópolis e se apresentam em eventos de consciência negra e sobre cultura africana.