quinta-feira, 11 de novembro de 2010

2ª Semana da Consciência Negra de Joinville começa na terça, dia 16


A entrega de kits de livros “A África está em nós” e “Africanidades Catarinenses”, com seis volumes, para todas as unidades de ensino da rede municipal de ensino (educação infantil e ensino fundamental) abre na terça-feira da semana que vem (dia 16/11) a programação da 2ª Semana da Consciência Negra. A entrega será às 14 horas, no Colégio Bom Jesus/Ielusc, e inclui palestra para professores com uma das autoras da coleção, Jeruse Romão.
 
A programação da Semana segue até o dia 20 e contempla uma série de atividades, entre elas a entrega do Manifesto do Povo de Santo à Câmara de Vereadores e a participação do grupo Afoxé na Tribuna Livre do Legislativo para falar dos espaços que poderão ser usados pelas religiões de Matriz Africana. Neste mesmo dia, acontece a segunda edição do Encontro Negras Memórias, para homenagear idosos negros que ajudaram na construção da história de Joinville.

Também haverá a entrega solene de flores no monumento aos negros enterrados no Cemitério do Imigrante, no dia 19. Escolas municipais e estaduais estarão apresentando exposições alusivas à Semana, envolvendo várias áreas do conhecimento. A programação inclui ainda exibição de filmes e exposição fotográfica, entre outras atividades.
O espaço simbólico do evento será a Estação da Memória. Neste local, no dia 20 (sábado da próxima semana), serão oferecidas várias atrações culturais, incluindo roda de capoeira, maracatu, chorinho, afoxé, oficina de tranças, roda de samba e desfile de moda africana.

A programação foi organizada pelo Comitê Gestor de Promoção à Igualdade Racial da Prefeitura de Joinville e Fundação Cultural, com a participação das entidades do movimento negro: Ilê Axé Iya Omilode/Casa da Vó Joaquina, Grupo de Capoeira Beribazu, Accaia (Associação de Caridade e Culto Afro Abassá de Inkisse Nzazi), Movimento Brasil Nagô, Cufa (Centra Única das Favelas) Joinville, Sociedade Kênia Clube e Instituto Afro-Brasileiro Joinville.


Contato:
Raquel de Queiroz - coordenadora do Comitê Gestor
3431.3024 e 9994.8609