quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Unidades da Fundação Cultural com programação para a Semana da Consciência Negra
A Fundação Cultural de Joinville (FCJ) e suas unidades participam da Semana da Consciência Negra com programações especiais. A partir deste dia 17/11 o Museu Nacional de Imigração e Colonização apresenta a exposição “Comunidades Negras de Santa Catarina”. A visitação gratuita prossegue até 5 de dezembro. Até o dia 21/11 o Museu também exibe filmes alusivos à semana.  As exibições serão feitas durante todo o dia das 9h às 17horas de terça a sexta-feira, e das 12h às 18horas, de sábado a domingo.
Confira a programação do dia 17:
1.       Diálogos contra o Racismo e Onde Você Guarda o seu Racismo? Produtora Terra Vermelha Filmes.
2.       Uma Princesa Negra na Terra do Marabaixo. Direção: José Reis Filho. Série DOCTV. Tv Cultura, Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura;
Confira a programação do dia 18:
3.       Diálogos contra o Racismo e Onde Você Guarda o seu Racismo? Produtora Terra Vermelha Filmes.
4.       Comunidade Invernada dos Negros (Campos Novos/SC). Referências Culturais Quilombolas. Coordenação Geral Vânia Cardoso (PPGAS/UFSC); Coordenação de Pesquisa Raquel Mombelli; Superintendência Regional do IPHAN Santa Catarina – Brasil, 2008;
Confira a programação do dia 19:
5.       Diálogos contra o Racismo e Onde Você Guarda o seu Racismo? Produtora Terra Vermelha Filmes.
6.       Comunidade São Roque (Praia Grande/SC). Referências Culturais Quilombolas. Coordenação Geral Vânia Cardoso (PPGAS/UFSC); Coordenação de Pesquisa Ricardo Cid Fernandes; Superintendência Regional do IPHAN Santa Catarina – Brasil, 2008;
Confira a programação do dia 20:
7.       Diálogos contra o Racismo e Onde Você Guarda o seu Racismo? Produtora Terra Vermelha Filmes.
8.       Capoeira. Patrimônio Cultural do Brasil. IPHAN, Ministério da Cultura;
Confira a programação do dia 21:
9.       Diálogos contra o Racismo e Onde Você Guarda o seu Racismo? Produtora Terra Vermelha Filmes.
10.   Tambor de Crioula. Patrimônio Cultural do Brasil. IPHAN, Ministério da Cultura;
11.   Uma Princesa Negra na Terra do Marabaixo. Direção: José Reis Filho. Série DOCTV. Tv Cultura, Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura.
Outros eventos
A Estação da Memória também recebe nesta quarta-feira, dia 17/11, o encontro “Negras Memórias”, às 17horas, e uma exposição fotográfica organizada pela coordenadora do Museu Nacional de Imigração e Colonização, Sonia Lourenço.
Na sexta-feira, dia 19/11, às 17h30, ocorre outro momento importante da Semana da Consciência Negra que recebe apoio da FCJ. É a lavagem da escadaria do Monumento ao Imigrante, na Praça da Bandeira. A promoção é do Povo-de-Santo de Joinville e região (adeptos e simpatizantes das religiões afro-brasileiras). Como explica o coordenador do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville, Gerson Machado, “o ritual é uma manifestação religiosa pública de caráter ecumênico - por incluir membros de religiões como o Candomblé, Umbanda, Almas e Angola, entre outras - inspirada na famosa Lavagem das Escadarias do Bonfim de Salvador, na Bahia. A proposta do Povo-de-santo de Joinville é tomar um monumento público dedicado à memória da imigração e acrescentar um sentido simbólico a mais ao mesmo, ou seja, os negros e a sua cultura, representada pela dimensão religiosa. Nesse sentido, é um ato inclusivista que busca o reconhecimento da participação da população negra na construção histórica e cultural do Estado de Santa Catarina”. “O ritual tem um caráter purificador, já que a lavagem aromática e sagrada advinda da água de cheiro, feita de diferentes folhas e flores, carregada em vasos (potes) por filhas de santo, ao som dos atabaques e cantigas rituais, tem também o sentido de “lavar” a cidade do preconceito racial, religioso, econômico, de gênero, entre outros”, observa o pesquisador.  Antes disso, ainda na sexta-feira, dia 19/11, a exemplo de 2009, no Cemitério do Imigrante, será realizada uma homenagem aos afrodescendentes ali sepultados.
Para o sábado, dia 20, a Fundação organiza mais um Sábado na Estação com o popular Mercado de Pulgas, Feira de Arte e Artesanato, Produtos Coloniais e apresentações artísticas, das 9 às 17horas.
Assessoria de Imprensa:
Marlise Groth – Jornalista – Coord. de Comunicação e Marketing da FCJ
Jenifer Leu – Jornalista da FCJ – imprensa@joinvillecultural.sc.gov.br
(47) 3433-2190 - Saiba mais sobre a agenda da FCJ no www.simdec.com.br.

EDUCAÇÃO: Novos livros para o ensino da história e cultura afro-brasileira

Joinville (16/11/2010) - Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)

Os professores das escolas municipais e de Centros de Educação Infantil (CEIs) ganharam um aliado no ensino da história e da cultura afro-brasileira. É a coleção de livros "A África está em nós", adquirida pela Secretaria Municipal de Educação e que está sendo distribuída às unidades. A entrega simbólica dos kits foi feita na tarde desta terça-feira (16/11), no anfiteatro do Colégio Bom Jesus/Ielusc, marcando o início da programação da 2ª Semana da Consciência Negra, que segue até o dia 27 com uma série de atividades.

Durante a cerimônia de entrega dos exemplares, professores assistiram atentamente à palestra de Jeruse Romão, autora do livro "Africanidades Catarinenses", que integra a coleção. Ela explicou que esse é, no Brasil, o primeiro livro didático regionalizado. "Temos publicações da história da África, do Brasil, mas não de Santa Catarina. Temos histórias locais, não publicadas, e que agora estão nesse livro. Há um universo que a própria cidade daquele lugar desconhece. Em Joinville, por exemplo, há uma escola estadual que leva o nome de uma professora negra, Antônia Alpaídes", destacou.

Os kits foram entregues simbolicamente para as escolas municipais Geraldo Wetzel e Nelson de Miranda Coutinho. São 170 kits, que ficarão disponíveis nas bibliotecas das unidades e servirão como material de apoio para a continuidade do tema "Africanidade" no cotidiano das escolas.

Em cumprimento à lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, desde 2009 a temática "História e Cultura Afro-brasileira" vem sendo desenvolvida nas escolas municipais de Joinville. Professores, diretores e supervisores são motivados a participar de oficinas, cursos de formação e outros instrumentos de conteúdos referentes à cultura negra e sua importância na formação da sociedade. O tema é ministrado em todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, literatura e história do Brasil.

A programação da Semana da Consciência Negra segue nesta quarta-feira (17/11), com a entrega do Manifesto do Povo de Santo à Câmara de Vereadores e a participação do grupo Afoxé na Tribuna Livre da Câmara para falar dos espaços que poderão ser usados pelas religiões de matriz africana, às 16 horas. Às 17 horas, acontece a segunda edição do Encontro Negras Memórias, para homenagear idosos negros que ajudaram na construção da história de Joinville. O encontro será na Estação da Memória.

A programação foi organizada pelo Comitê Gestor de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Joinville e Fundação Cultural, com a participação das entidades do movimento negro: Ilê Axé Iya Omilode/Casa da Vó Joaquina, Grupo de Capoeira Beribazu, Accaia (Associação de Caridade e Culto Afro Abassá de Inkisse Nzazi), Movimento Brasil Nagô, Cufa (Centra Única das Favelas) Joinville, Sociedade Kênia Clube e Instituto Afro-Brasileiro Joinville.


Dia 17 (quarta-feira)

16 horas - Entrega do Manifesto do Povo de Santo à Câmara de Vereadores e uso da Tribuna Livre.

Encontro Negras Memórias
17 horas
Apresentação do Grupo de Capoeira Beribazu
Projeto da Costa Africana à Costa Brasileira
Local: Estação da Memória

Exposição fotográfica e trabalhos dos alunos das escolas municipais
Local: Estação da Memória