quarta-feira, 17 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO: Novos livros para o ensino da história e cultura afro-brasileira

Joinville (16/11/2010) - Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)

Os professores das escolas municipais e de Centros de Educação Infantil (CEIs) ganharam um aliado no ensino da história e da cultura afro-brasileira. É a coleção de livros "A África está em nós", adquirida pela Secretaria Municipal de Educação e que está sendo distribuída às unidades. A entrega simbólica dos kits foi feita na tarde desta terça-feira (16/11), no anfiteatro do Colégio Bom Jesus/Ielusc, marcando o início da programação da 2ª Semana da Consciência Negra, que segue até o dia 27 com uma série de atividades.

Durante a cerimônia de entrega dos exemplares, professores assistiram atentamente à palestra de Jeruse Romão, autora do livro "Africanidades Catarinenses", que integra a coleção. Ela explicou que esse é, no Brasil, o primeiro livro didático regionalizado. "Temos publicações da história da África, do Brasil, mas não de Santa Catarina. Temos histórias locais, não publicadas, e que agora estão nesse livro. Há um universo que a própria cidade daquele lugar desconhece. Em Joinville, por exemplo, há uma escola estadual que leva o nome de uma professora negra, Antônia Alpaídes", destacou.

Os kits foram entregues simbolicamente para as escolas municipais Geraldo Wetzel e Nelson de Miranda Coutinho. São 170 kits, que ficarão disponíveis nas bibliotecas das unidades e servirão como material de apoio para a continuidade do tema "Africanidade" no cotidiano das escolas.

Em cumprimento à lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, desde 2009 a temática "História e Cultura Afro-brasileira" vem sendo desenvolvida nas escolas municipais de Joinville. Professores, diretores e supervisores são motivados a participar de oficinas, cursos de formação e outros instrumentos de conteúdos referentes à cultura negra e sua importância na formação da sociedade. O tema é ministrado em todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, literatura e história do Brasil.

A programação da Semana da Consciência Negra segue nesta quarta-feira (17/11), com a entrega do Manifesto do Povo de Santo à Câmara de Vereadores e a participação do grupo Afoxé na Tribuna Livre da Câmara para falar dos espaços que poderão ser usados pelas religiões de matriz africana, às 16 horas. Às 17 horas, acontece a segunda edição do Encontro Negras Memórias, para homenagear idosos negros que ajudaram na construção da história de Joinville. O encontro será na Estação da Memória.

A programação foi organizada pelo Comitê Gestor de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Joinville e Fundação Cultural, com a participação das entidades do movimento negro: Ilê Axé Iya Omilode/Casa da Vó Joaquina, Grupo de Capoeira Beribazu, Accaia (Associação de Caridade e Culto Afro Abassá de Inkisse Nzazi), Movimento Brasil Nagô, Cufa (Centra Única das Favelas) Joinville, Sociedade Kênia Clube e Instituto Afro-Brasileiro Joinville.


Dia 17 (quarta-feira)

16 horas - Entrega do Manifesto do Povo de Santo à Câmara de Vereadores e uso da Tribuna Livre.

Encontro Negras Memórias
17 horas
Apresentação do Grupo de Capoeira Beribazu
Projeto da Costa Africana à Costa Brasileira
Local: Estação da Memória

Exposição fotográfica e trabalhos dos alunos das escolas municipais
Local: Estação da Memória